terça-feira, 6 de junho de 2017

Aluno da Engenharia Elétrica é Campeão Estadual Universitário de Xadrez

No sábado 3 de junho de 2017 aconteceu na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a final estadual dos 37º Jogos Universitários Gaúchos (JUG’S), valendo vagas para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s). O IFSUL foi representado na modalidade Xadrez por alunos do Curso Superior de Engenharia Elétrica do Campus Pelotas.
Os alunos Roger Minks, Gustavo Cardoso, Marcel Luiz e Matheus Bueno compuseram a equipe na competição, que contou também com a participação de estudantes da UFRGS, UFSM, UFPEL, FEVALE e UNI RITTER, em um total de 18 enxadristas na categoria masculina. A equipe foi liderada pelo Prof. Rony Soares, responsável pelo clube de xadrez do campus.
Ao final do certame, o aluno Roger Minks (Engenharia Elétrica – IFSUL Campus Pelotas) sagrou-se Campeão Estadual Universitário de Xadrez e garantiu a vaga para os Jogos Universitários Brasileiros, que acontecerá em Goiânia-GO em outubro. Minks terminou o torneio invicto, vencendo 4 jogos e empatando 1 (4,5/5 pontos), superando os enxadristas das demais instituições. Ano passado, Minks havia sido vice-campeão estadual, novamente invicto com 4,5 de 5 pontos, mas sendo superado em critérios de desempate por Matheus Stapenhorst (UFRGS) que fizera a mesma pontuação. Essa foi a primeira vez que um enxadrista pelotense venceu o JUG’s, e será a primeira participação de um aluno do IFSUL na Final Nacional.
Por equipe, o IFSUL ficou em 4º lugar, atrás da UFRGS, UFSM e UFPEL, respectivamente. Esta foi a quarta participação da equipe do instituto no JUG’S (vice-campeã em 2008 e 2016, e 3º lugar em 2015).
“Já tínhamos em anos anteriores formado vários campeões em competições para estudantes do ensino médio, como um campeão estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) e um campeão brasileiro dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Agora Roger Minks preencheu uma lacuna no nosso quadro de títulos ao vencer a principal competição de nível universitário do Estado. É a consolidação de um trabalho desenvolvido ao longo de vários anos. O tempo até a Final Nacional do JUB’s, em outubro, será de intenso trabalho e preparação para alcançar um bom desempenho no Brasileiro, que vale vaga para o Mundial Universitário.” – Avalia o Prof. Rony Soares.





Legenda da foto: a partir da esquerda: Gustavo Cardoso, Marcel Luiz, Roger Minks, Matheus Bueno e Prof. Rony Soares.
                             
              .
   

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário