A Federação Internacional de Xadrez e a Confederação Brasileira de Xadrez terão modificações nos seus sistemas de rankings. Atualmente, os torneios de xadrez rápido e blitz estão sendo emparceirados com base no rating de xadrez clássico. Tendo em vista que a força de um dado enxadrista pode variar de acordo com o tempo de reflexão, o órgão máximo do xadrez, a FIDE, resolveu fazer rankings com ratings específicos para cada modalidade do xadrez; decisão esta que a CBX também adotou para os rankings nacionais. Assim que sair as listagens dos novos ratings, previstas para julho, os torneios de xadrez rápido poderão somente ser emparceirados com o rating de xadrez rápido, assim como no blitz só será aceito o rating de xadrez blitz.
Nessa nova perspectiva, está acontecendo por todo o país etapas classificatórias para a Final do Aberto do Brasil de Xadrez Rápido, etapas estas que estão valendo para cálculo do ELO rápido.
Aconteceu em 21/04/2012, feriado de Tiradentes, na cidade de Nova Petrópolis, uma dessas etapas do Aberto do Brasil, e lá estavam as marrecas do CXIFSUL. Roger Minks, Anderson Martins e Bruno Teixeira rumaram para Nova Petrópolis acompanhados do fora de série Luis Cachorrão, que quebrou um enorme galho para o CXIFSUL ao viajar como responsável de Minks e Bruno, que são menores de idade. Anderson foi o que saiu ganhando mais com a ida oficial da equipe, uma vez que se o Clube não financiasse a ida, ele teria que ir de ônibus.
Infelizmente, com Pelotas estando a 3 horas da região metropolitana indo de carro, os meninos viajaram um dia antes, na sexta dia 20, e posaram tranquilamente na agradabilíssima (e baratíssima) Pousada Capixaba. Com alaminuta a dez pila, os garotos repuseram as energias de barriga bem estofada (menos Minks, que come feito passarinho). No dia seguinte, bem descansados, nosso amigo Novack levou o carro, e a turma, um pouco mais acima na serra ,até Nova Petrópolis, de forma perfeita... bem, quase perfeita: basta desconsiderar errar a entrada da cidade e a vida levada para achar o lugar de jogos. Contudo, no final, o velho GPS sempre dá certo: o gogó. A demora, na verdade, se deu devido ao estranho fenômeno do pessoal da cidade parecer não conhecer o lugar onde vivem.
Apesar de tudo, chegou-se no torneio dentro do horário. Evidentemente, como de praxe nos torneios (com exceção dos organizados pelo Metrópole Xadrez Clube), a abertura da competição atrasou quase uma hora. O tempo livre foi preenchido por nada mais nada menos que o velho ping. Anderson bateu umas peças com o Campeão Gaúcho de 2010, Rodrigo Borges, na mesa 1 do salão (ambos se preparando para jogar nela no torneio), enquanto Minks jogou com Bruno na mesa 2 (partida esta atentamente observada pelo terror enxadrístico de Novo Hamburgo, Ian Fischer, e pelo ogro de Dois Irmãos, Antônio Costa Curta Jr. -- Pesadelos do fim de semana anterior).
O torneio mostrou-se de nível técnico bem elevado: presenças do MI Dragan Stamenkovic, Felipe Menna Barreto, Rodrigo Borges, Gilberto Klein, Claudionor Pirola, dentre outros. Tendo em vista a dificuldade, os resultados do trio do CXIFSUL foram bem expressivo: Minks venceu fortes enxadristas como André Boff, de Caxias do Sul, e Gilberto Klein; perdeu apenas para o vice-campeão do torneio, Paulo Calliari, e para Rodrigo Borges (em uma partida com boas chances), fazendo 5 pontos e conquistando a 6ª colocação (mais lindos R$ 80,00). Anderson veio logo após, também com 5 pontos e na 7ª colocação (mais belos R$ 70,00), perdendo apenas para Felipe Menna Barreto e empates com Paulo Calliari e Bruno Teixeira, e levando à lona Marcelo Konrath e o quinto colocado Leonel Dornelles. Por fim, veio Bruno Teixeira, na 11ª colocação com 4.5 (todo faceiro por ter acabado o torneio 1.5 à frente do Ian) perdendo apenas para o MI Dragan Stamenkovic, em uma partida onde lutou bravamente, e para Claudionor Pirola.
Os pilas ganhos por Minks e Anderson pagaram praticamente toda a despesa da viagem. De volta à Pelotas, a comemoração foi no baile de formatura do IFSUL - até agora não se sabe como Anderson sobreviveu a tal bebedeira, assim como não se sabe como sobreviveu gritando "LOBO! LOBO!" em um ônibus cheio de torcedores xavantes. Falam as más línguas que Minks também ficou bêbado na festa, mas são somente boatos. O impressionante foi encontrar no baile duas jovens marrecas: Gustavo "Dentinho" Cardoso e Felipe "F" Couto. Sem dúvida, uma noite cômica.
Frases célebres do Torneio:
João Orguim: "Chegar a 2200 de FIDE qualquer um consegue, mas romper a barreira dos 2300 é necessário talento. Como é difícil chegar a 2300..."
Rodrigo Borges: "...depois de Te5 o negro tem que tá melhor!"
Minks: "Quantos pontos fizesse? 3.5? Fiz 5! HA! HA! HA!"
Confira AQUI o Resultado Final e características técnicas do torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário