sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Final Estadual da Copa QI - Minks dá adeus ao Mundial da Juventude

Domingo, 06/11/2011, aconteceu na cidade de Canoas-RS a Final da Copa QI de Xadrez, que sem dúvida nenhuma foi a maior competição de xadrez escolar no Estado do Rio Grande do Sul neste ano. Enxadristas abaixo de 18 anos do Estado inteiro disputaram em 13 etapas classificatórias as vagas para a Final (cada etapa fornecia 4 vagas).
Este ano a premiação para os campeões estaduais de cada categoria foi admirável:

3º lugar: Trófeu + Volume 1 da Coleção Meus Grandes Predecessores, de Garry Kasparov (coleção esta que é quase indispensável atualmente na estante de um enxadrista)
2º lugar: Trófeu + Relógio Digital de Xadrez (Saitek ou DGT 960)
1º lugar: Trófeu + vaga com todas as despesas pagas para o Campeonato Mundial da Juventude, que realizar-se-á em Caldas Novas, Goiás, entre os dias 17 e 27 de novembro deste ano (!!!)

É excepcional a realização de um evento como este mundial acontecer aqui no Brasil. Será certamente um dos suprassumos mundiais em torneios de xadrez de categoria. Tendo em vista isso, a chance de ganhar uma vaga nessa competição e ainda ir com tudo pago (só de hospedagem a despesa atinge, frouxo, mais de R$ 1.000.00 !!! - só de hospedagem!!!) é algo que certamente cativou completamente os jovens enxadristas gaúchos.
A equipe do CXIFSul, que acompanha a Copa QI desde seu começo, mais uma vez teve forte representatividade na Final Estadual: no sub 18, classificado pela cidade de Bagé, foi Roger Minks (então Campeão Estadual sub 16 da Copa QI); classificados pela cidade Pelotas, foram as novas promessas do Clube Bruno Teixeira, Gustavo Cardoso e Guilherme Carvalho, que jogaram no sub 16; e classificado pela cidade de Rio Grande foi Gilmar Oliveira, também sub 16.
Os guris do sub 16 enfrentaram uma categoria meio complicada este ano: o bicampeão do JERGS, o forte Lucas Boff, estava competindo. Já no sub 18 as coisas estavam mais favoráveis para o CXIFSul, apesar de só haver um enxadrista da equipe: Roger Minks era, sem dúvida, uma dos favoritos a pescar a vaga para o Mundial e o título de Campeão da QI. É claro que havia forte concorrência: estavam na disputa Enoque Portela (bicampeão da Copa QI), Henrique Grabin (tricampeão da Copa Paquetá) e as revelações bajeenses Jerônimo Parrera e Ramiro Menezes.
Logo na primeira rodada já ouve uma partida digna de Final: Enoque Portela contra Henrique Grabin. Enoque acabou vencendo, mas Grabin lutou bravamente, resistindo até os segundos finais em ambos os relógios. Minks entrou na disputa muito bem, vencendo as duas primeiras sem muitos problemas. Mas na terceira rodada veio o grande desafio: Mesa 1 - Enoque Portela vs. Roger Minks. Como Enoque jogou 1. e4, Minks optou por utilizar a sólida Caro Kann, tendo em vista que Enoque era também um dos favoritos ao título de campeão. Minks jogou bem, mas na pressão do tempo, precipitou-se num final acelerado e acabou perdendo.
Veja o comentário de Minks sobre o jogo:

Uma lástima! Pela primeira vez tive vontade de chorar por causa de uma partida! Joguei muito bem a abertura, igualando a posição sem nenhum grande problema. Acho que joguei o meio-jogo muito melhor que o Enoque: destranquei meu jogo, minhas peças ficaram mais livres que as dele (algo muito incomum numa Caro Kann), fiquei com o domínio das colunas abertas e ainda tinha um bispo bom contra o bispo ruim dele, isso sem mencionar meus cavalos! Já com pouco tempo, optei por uma linha de trocas para ganhar um peão, de forma que fiquei com um peão a mais, melhor posição e a iniciativa. Infelizmente, no apuro do tempo fiz algumas imprecisões que Enoque aproveitou brilhantemente, de forma que, mesmo com um peão a mais, ficamos numa situação de empate. Na pressão do tempo, vendo uma partida que a pouco estava ganha ir empatando, acabei por jogar meio à "moda loca" tentando ganhar. O resultado foi que acabei derrotado. Na verdade é bem feito pra mim! Tenho que aprender a ser mais prudente.
Foi a única derrota de Minks, que acabou em 3º lugar com 4 pontos. A surpresa foi que Enoque, o grande favorito depois de derrotar Minks, não venceu mais nenhuma partida: empatou a quarta partida contra o Gabriel Garcia (destaque da cidade de Rio Grande) e perdeu a última para Luiz Soares, que acabou Campeão com 4,5 pontos(contra todos os prognósticos discutidos). Enoque terminou o torneio em 4º lugar (atrás de Minks!) com 3,5 pontos.
E dessa forma se dissolveram os planos de Minks de jogar o Mundial da Juventude.
"Enterraram meus sonhos. Me resta ficar em casa, de 17 a 27 de novembro, estudando Teoria Eletrotécnica." - diz Minks num sério tom de brincadeira.

Parabéns a Bruno Teixeira, que obteve um excelente resultado ficando em 3º lugar no sub 16! Enxadristas cuidem-se! Bruno Teixeira fará estragos no tabuleiro agora que tem a posse de um livro do Kasparov! (mas Bruno também vai ter que passar o período do Mundial em casa...)

Bruno Teixeira e Roger Minks (Gustavo Cardoso ao fundo)
Tchau Bruninho!!!



Confira aqui os pódios das categorias da Final

Apesar dos percalços enfrentados em Canoas, a viagem foi muito agradável. De carona no ônibus da equipe do CXIFSul, foram os alunos classificados da Escola João de Deus Nunes, de Canguçu, comandados pelas grandes figuras dos profs. Maria Cecília e Emerson; também foram os alunos classificados da Escola Felix da Cunha de Pelotas (a dupla da caixinha de som, o magro e o bem nutrido ... quero dizer...Felipe Stander e Leone Carpena), assim como o sempre aloprado Rodrigo Ness, pupilo do Jardel e aluno da Escola Mário Quintana, também de Pelotas.
Saímos de Pelotas no sábado (se fossemos direto no dia do torneio teríamos que sair às 5h !!!), às 14h. Fomos cedo para fazermos algo raramente feito devido ao horário: passeio recreativo. Geralmente visitamos as cidades mas pouco conhecemos dela por causa da correria. Dessa vez foi diferente. Passeamos bastante no Parque da Redenção - foi o passeio do pedalinho! 
No hotel chegamos com folga no horário, eram 9 da noite. Tirando a falta de ouvido dos filhos para com a mãe (créditos aos alunos do Minks) e a correria no corredor pela madrugada (o Mateus de Canguçu será eternamente chamado de "Quatro Horas"), a noite foi tranquila, tranquila... (não carece entrar em detalhes dos telefonemas feitos em altas horas e das roupas íntimas na porta do hotel...)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário