segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Resultado do 80º Campeonato Pelotense de Xadrez - Daniel Pertuzatti Campeão (até que em fim!)

O Clube de Xadrez IFSUL sediou, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2012, a 80ª (?) edição do Campeonato Pelotense de Xadrez. Durante cinco rodadas, com tempo de reflexão de 1h k.o., 12 enxadristas se enfrentaram pelo titulo de Campeão Pelotense Absoluto de Xadrez.



Data: 01 e 02/12/2012

Local: Clube de Xadrez IFSUL (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, antiga Escola Técnica de Pelotas – Praça 20 de Setembro, 455, Centro, Pelotas-RS)

Objetivo: apontar o Campeão Pelotense de Xadrez e promover a prática saudável do esporte entre os enxadristas da região de Pelotas.
                                                                                  
Sistema Competição: Suíço em cinco rodadas, com o tempo de reflexão de 60 min. (KO) (Emparceiramento através do Programa Swiss Perfect).
Critérios de Desempate: Confronto Direto, Milésimos Medianos, Milésimos Totais, Sonneborn-Berger, Escore Progressivo, Números de Vitórias, Armagedon 6X5.
Arbitragem: Roger Minks
Organização: Agustin Jardel Ribeiro

Premiações:

Absoluto:
1º lugar – troféu + 100 reais
2º lugar – medalha + 30 reais
3º lugar – medalha + 20 reais

Veterano, Master, Feminino e melhor Sub-18: Medalha para o melhor colocado em cada categoria. 


(Clique na imagem para ampliar)



Na 1ª rodada, defendendo a coroa, o então campeão Arthur Patroclo, com toda a propriedade que o recente título de campeão brasileiro lhe confere, instalou-se na mesa 1 com o intuito de reter o título (bem ou mal, o campeão levaria R$ 100,00!), mas seus oponentes estavam dispostos a tornar a jornada um tanto difícil.
Anderson Donay colocou-se, por sua vez, na mesa 2 com a ideia de sair, no dia seguinte, com nada menos que o título de campeão. Afinal nada melhor que terminar com uma vitória sua primeira participação no Campeonato Pelotense de Xadrez.
Na mesa 3, todavia, um dos grandes favoritos: Bruno Teixeira (favorito sim, pois afinal de contas ele lidera o ranking do CXIFSUL). Entretanto nosso querido Bruninho do beco 1 foi à lona logo de cara, sendo derrotado por Alexandre Monteiro, célebre Bobby Pai, que foi quem afetuosamente, em sua perna direita, ensinou a Pertuzatti as complicações do xadrez (pelo menos é o que dizem...).
Contudo, chegou na 2ª rodada, com bye ausente na primeira, um ser de longos cabelos esvoaçantes para fazer o crime em todo o resto: Daniel Pertuzatti, 27 anos, 2014 de rating FIDE, 1,85m de altura, 85 Kg, (tem mais uma medida que por bem iremos omitir) ascendeu ao lugar mais alto do pódio sem nenhum problema e de forma muito elegante: cedeu um empate para Anderson na 4ª rodada e arrancou o título de Patroclo derrotando-o na rodada final.
Mesmo com toda a garra, Anderson ficou em segundo (para seu desgosto) terminando o torneio invicto, empatando apenas com Patroclo e Pertuzatti. Ficará para uma próxima.
Bruninho fiscou um 3º lugar, recuperando-se da derrota inicial para o Bobby e arrancando um empate de Patroclo na 4ª rodada. Com a classificação do Bruno entre os premiados do Absoluto, por tabela Rodrigo Ulguim do CXIFSUL é novo Campeão Pelotense Sub 18.
Já o nosso campeão brasileiro teve que se contentar com a deprimente 4ª posição da tabela. Mas não há de ser nada! O xadrez é feito de vitórias e derrotas. Sem falar que dia de muito é véspera de nada!
Interessante notar que se Anderson tivesse perdido pro Bobby na última rodada, teríamos Alexandre Monteiro como Campeão Pelotense Absoluto! Imagina que zebra!!! Mas Bobby foi campeão pelotense de qualquer forma, só que Veterano.
Daniel Pertuzatti terminou o torneio com a seguinte frase: até que em fim deu a lógica no Campeonato Pelotense! Afinal de contas, Daniel nunca tinha conquistado o título de sua cidade natal, mesmo tendo jogado todos os campeonatos pelotenses da última década! Algo inédito para um dos melhores jogadores do mundo, pois não podemos esquecer da seguinte lógica Daniel já ganhou do Gattass, que já ganhou do Vescovi, que já ganhou do Karpov, que já ganhou do kasparov, o que coloca Daniel no topo do mundo, não é mesmo?

Arthur Patroclo entrega o troféu e o título a Daniel Pertuzatti,  novo Campeão Pelotense de Xadrez

Jardel Ribeiro, Anderson Donay (vice-campeão) e Roger Minks

Jardel Ribeiro, Bruno Teixeira (3º lugar) e Roger Minks
Jardel Ribeiro, Américo Vergas (Campeão Master) e Roger Minks
Jardel Ribeiro, Alexandre Monteiro (Campeão Veterano) e Roger Minks




Nenhum comentário:

Postar um comentário