terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Curso de Química Vence Intercursos de Xadrez do IF Sul Campus Pelotas

No dia 25 de novembro de 2010, na sala de estudos do IF Sul Campus Pelotas, realizou-se a competição entre os cursos de forma integrada do campus na modalidade xadrez. Paralelo a competição de xadrez também realizou-se no Intercursos competições em outros esportes, tais como vôlei, futsal, basquete, handebol e atletismo. Envolvendo alunos dos cursos de eletrotécnica, eletrônica, química e edificações, o Intercursos de xadrez foi realizado no sistema suíço em 5 rodadas, indicando o seguinte resultado:

Masculino: 



Posição

          Nome                                                           

Score

Curso

Pontos

1

Victor Timm

4

ELETROTÉCNICA

35

2

José Leite

4

QUÍMICA

32

3

Leônidas Ferreira

3.5

ELETROTÉCNICA

30

4

Roger Minks

3.5

ELETROTÉCNICA

28

5

Thales Ferrari

3.5

ELETROTÉCNICA

26

6

Cassiano Coelho

3

ELETRÔNICA

24

7

Pedro Mesquita

2.5

ELETROTÉCNICA

22

8

Thomas Barroco

2.5

ELETROTÉCNICA

20

9

Gabriel Avila

2

EDIFICAÇÕES

18

10

Felipe Ribeiro

2

QUÍMICA

16

11

Emanuel Moraes

2

QUÍMICA

14

12

Carlos Coniotto

2

QUÍMICA

12

13

Afrânio Fonseca

2

ELETRÔNICA

10

14

Herasmo Bettin

1.5

QUÍMICA

8

15

Frederico Blank

1

QUÍMICA

7


























   







  












Feminino:

Posição
Nome
Score
Curso
Pontos
1
Lucélia Vieira
7
QUÍMICA
35
2
Taniely Bório
5
QUÍMICA
32
3
Jéssica Martins
5
QUÍMICA
30
4
Diana Ness
4
QUÍMICA
28
5
Sandra Couto
4
ELETROTÉCNICA
26
6
Bruna Pacheco
1.5
ELETROTÉCNICA
24
7
Paula Gazalle
1
ELETROTÉCNICA
22
8
Natalia Peixoto
0.5
QUÍMICA
20

















Ranking Final dos Cursos:

Posição
Curso
Pontuação
1
Química
234
2
Eletrotécnica
233
3
Eletrônica
34
4
Edificações
18











Ficando em segundo lugar por apenas 1 ponto, o curso de eletrotécnica acabou em segundo lugar devido ao fato de não ter um time feminino mais completo. Infelizmente é realidade que são poucas as meninas estudantes de eletrotécnica (em comparação aos rapazes) e mais difícil ainda é encontrar garotas enxadristas estudantes de eletrotécnica.
É notável a performance de Cassiano Coelho, estudante do curso de eletrônica, que ficou com o sexto lugar. Tendo em vista que os 5 primeiros colocados são enxadristas já bem experientes em competições (estando Roger Minks, Victor Timm e Thales Ferrari entre os líderes do Ranking do Clube de Xadrez), Cassiano obteve um ótimo resultado para um de seus primeiros torneios na escola, ficando a frente do veterano do Clube Felipe Ribeiro e um dos campeões da Copa Paquetá de Xadrez Pedro Mesquita. 
"Cassiano apresenta inteligência para ao mover as peças no tabuleiro e seus planos são quase sempre consistentes. Falta-lhe teoria. O que pode ser resolvido com estudo de alguns conceitos básicos. Cassiano tem potencial para se destacar muito mais no xadrez escolar." - avalia Roger Minks, que derrotou Cassiano na primeira rodada do torneio.
Leônidas Ferreira também obteve um excelente torneio, garantindo o terceiro lugar após um empate com José Leite na última rodada, ficando a frente de fortes oponentes como Minks e Ferrari.
Thales Ferrari iniciou o torneio muito bem, passando a ser cotado ao título de campeão após derrotar Roger Minks na segunda rodada com domínio admirável. "Eu nunca vi uma defesa siciliana ruir tão rapidamente."- lamenta Minks.
Entretanto (e o mais espantoso) é que após destruir Minks com brilhantismo, Thales pareceu esquecer como se pensar. Na terceira rodada, enfrentando de pretas um desconhecido do xadrez escolar, Gabriel Avila (que ficou com o nono lugar), Thales foi destruído. Adquiriu posição perdedora rapidamente. Contudo a partida se prolongou até chegar-se ao final de rei e dama contra rei, sendo Thales o condutor do lado fraco. Mexendo o rei a esmo, Thales acabou dando sorte: seu adversário era tão inábil que afogou o rei de Thales! Nada melhor do que arrancar um empate de uma partida perdida!
Na quarta rodada a situação de Thales só piorou. Enfrentando um astuto Victor Timm (grande campeão do torneio) que conduzia as pretas, Thales foi simplesmente engolido. Lutando para manter-se no torneio após duas rodadas desastrosas, Thales na última rodada ganhou com perícia de Pedro Mesquita e garantiu o quinto lugar.
Minks foi outro que teve que lutar muito para não despencar de posição. Meio desnorteado após a derrota rápida contra Thales Ferrari, Minks se impôs na terceira e quarta rodadas. Ao chegar a última rodada, Minks deparou-se com o líder Victor Timm.Conduzindo as pretas, numa partida extremamente complicada, Minks dessa vez teve um resultado melhor usando da defesa siciliana e arrancou um empate do campeão do torneio, garantindo para si o quarto lugar.
Entre as meninas, o pódio foi ocupado por figuras veteranas no clube de xadrez. As também campeãs do Circuito de xadrez do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Lucélia Vieira e Taniely Bório, obtiveram o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Foram seguidas pelas pupilas do Profº Rony Soares (Coordenador de Projetos Culturais do IF Sul e por tabela Coordenador Geral do Clube de Xadrez), Jéssica Martins e Diana Ness.
Também é conveniente saudar a participação das alunas do curso de eletrotécnica: Sandra Couto, Bruna Pacheco e Paula Gazalle; assim como a aluna Natalia Peixoto do curso de química. Que a participação dessas meninas nesse esporte tão maravilhoso e cativante como o xadrez sirva de incentivo para outras alunas. 
Por fim, faça-se constar as congratulações da diretoria do Clube de Xadrez do IF Sul ao curso de Química, Grande Campeão do Intercursos de Xadrez, por essa notável conquista, assim como as saudações as todos os enxadristas que participaram da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário