quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Suprasumo: XII Torneio Aberto Internacional de Xadrez da Festa da Uva - Recreio da Juventude 2012

Dias 01, 02, 03 e 04 de março de 2012 os olhos da comunidade enxadrística da América Latina não desgrudaram-se da cidade gaúcha de Caxias do Sul: o clube caxiense Recreio da Juventude, na comemoração de seus 100 anos de existência, trouxe ao Brasil simplesmente a melhor enxadrista de todos os tempos, GM Judit Polgar. Nos dias 01 e 02, quinta e sexta-feira, realizou-se o lançamento no Brasil do livro da GM Polgar (Xadrez divertido no reino dos animais, voltado para crianças iniciantes) com direito a sessão de autógrafos, ela ainda deu uma palestra e realizou uma simultânea; também houve um Curso para Professores de Xadrez com o AN Marco Barbosa, um curso para Iniciantes ministrado pelo GM Andrés Rodriguez e um Torneio Fechado jogado em semifinal e final entre GM Judit Polgar, GM Henrique Mecking, GM Gilberto Milos e GM Andrés Rodriguez.
Mas o espetáculo mesmo foi em 03 e 04, sábado e domingo:  XII Torneio Aberto Internacional de Xadrez da Festa da Uva - Recreio da Juventude 2012. Sem dúvida nenhuma um dos torneios mais fortes realizados no Brasil. O evento contou com os seguintes mestres: GM Judit Polgar, GM Giovanni Vescovi, GM Diego Flores, GM Gilberto Milos, GM Henrique Mecking, GM Sandro Mareco, GM Andrés Rodriguez, GM Jose Cubas, GM Felipe El Debs, GM Everaldo Matssura, MI Andrew Hungaski, MI Bernardo Roseli, MI Dragan Stamenkovic, MF Alfeu Bueno, MF Frederico Matssura e MF Daniel Izquierdo (10 GMs, 3 MIs e 3 MFs). Além desse festival de mestres estavam presentes grande parte da elite do xadrez gaúcho, como Felipe Menna Barreto, Eider Cruz, Dr. Antônio Crespo, Carlos Born, Rodrigo Borges e por aí nos vamos, além de fortes enxadristas dos outros estados e nossos hermanos castelhanos.
Em busca de proporcionar aos nossos enxadristas o contato direto com o xadrez magistral, a equipe do CXIFSUL foi a Caxias participar do Torneio Aberto, uma vez que tivemos ótimas experiências em nossa participação em 2010, quando trouxeram o titio Chuk.  Agora nesta oportunidade nossa delegação foi assim composta: Oficiais - Roger Minks, Anderson Martins, Bruno Teixeira, Gustavo Cardoso, Gabriel Silveira e Arthur Patroclo --- Agregados - Daniel Pertuzatti e Paulo Sérgio de Oliveira --- Penetras - Jardel Ribeiro.
Apesar deste ano termos ido com um número bem reduzido de enxadristas na equipe, se comparado a 2010,  a viagem mostrou-se de mais... digamos... conteúdo. (acho que é palavra certa). É meio arriscado fazer um afirmação dessas quando se tem no meio indivíduos como Gabriel, Jardel, Anderson e Patroclo, contudo, Paulo Sérgio acabou salvando os papos. A experiência do hexacampeão gaúcho gerou maravilhosos causos sobre as conspirações enxadrísticas na elite mundial: o todo poderoso Botivinik com o poder de salvar vidas, Mequinho e suas peleias para voltar ao auge, Korchnoi nervoso com os gaúchos em simultânea, as particularidades da GM Polgar (a tão falada ruiva de vermelho de olho no Pertuzatti pedindo carona na estrada) e até mesmo os prodígios brasileiros desperdiçados. Francamente, Paulo Sérgio não tem noção da sua influência: caso Minks e Pertuzatti acabem em Cuba, a culpa é dele...
Como saímos de Pelotas na sexta-feira, acabamos fazendo o pernoite de sexta para sábado em Dois Irmãos, deixando para fazer o resto do percurso até Caxias na manhã seguinte. O poso deu-se na maravilhosa pousada cujo nome não lembramos, mas que fica logo na entrada da cidade e onde pernoitamos no Regional Sul-brasileiro. Na verdade, paramos lá para ver se recuperávamos o tênis que Bruninho Teixeira havia deixado de presente de natal e acabamos ficando lá mesmo (ideia que Paulo Sérgio parece não ter apreciado muito). No restaurante da pousada, inventaram de jogar ping de dupla: Minks e Pertuzatti VS Patroclo e Anderson - cada um fazia um lance e não podia se comunicar com o colega. Foi divertido... até o bate boca no final acelerado: era a vez do Pertuza jogar, mas Minks, no impulso, pegou uma peça para efetuar o lance, contudo se deu conta que não era ele e devolveu a peça pro lugar; a equipe adversária, por sua vez, declarou  que Minks havia dado pista para Pertuza mover aquela peça em particular, o que quebraria a regra de não poder se comunicar com o colega, e então solicitou a vitória (em um posição completamente esmagada); todavia, nesse meio tempo, a seta do relógio de Patroclo e Anderson caiu, aumentando ainda mais a discussão. Como a partida valia dinheiro (2 pila, se não falha a memória) é óbvio que o bate-boca ficou esquentado... deve ter durado quase uma hora, ignorando as ordens de Minks e Rony para pararem com o griteiro. Até no banheiro a confusão continuou, dessa vez com Daniel peladão (pois estava tomando banho). 

Comentário de Minks sobre o conflito: por que fui meter a mão naquela torre...

Só terminou quando os di maior saíram pra dar uma banda na rua (banda essa que dizem que umas meninas ficaram com medo da aparência desgranhada do Patroclo - ele queria uma informação, mas elas ficaram com medo de serem assaltadas - realmente ele parecia um marginal, ainda mais fumando Palermo...)
Felizmente, todos chegaram íntegros em Caxias para um torneio cheio de surpresas. Minks teve a chance de enfrentar, logo na primeira rodada, essa de xadrez rápido 16min X 16 min, o MI uruguaio, super gente boa, Bernardo Roseli. Minks, de brancas fez uma boa partida, mas pendurou uma peça no apuro do tempo - segundo Pertuzatti, jogou como nunca e perdeu como sempre.
Nas rodadas subsequentes os casos notáveis foram os seguintes: a incrível capacidade de Bruno Teixeira em ganhar as partidas perdidas (Benevenga, Flach e garota de 13 anos que o digam); Pertuzatti vs. GM Matsuura na última rodada (será que o GM fez cara de triste quando viu o emparceiramento?); MF Alfeu Bueno vs. Patroclo (Alfeu: Tenha uma boa partida...  Patroclo: Tenha uma boa morte... -- entretanto, o ponto foi pro MF...); Minks vs. Naissinger: 0 X 4 !!! (Minks: era empate de novo... mas loquiei... de novo...); Paulo Sérgio vs. Naissinger: 0.5 X 0.5; finalmente, devemos acrescentar que Anderson precisa aprender a ganhar finais com peça a mais.

Comentário do Pertuza: Vou abandonar o xadrez... não consigo mais ganhar desses "mestres"...Absurdo pra quem é o melhor do mundo...

O Caso Hille

1ª parte (7ª rodada)

Waltercler Hille    1      X     0       Roger Minks

Comentário de Minks: Consegui adaptar minha Indiana do Rei ao jogo do Walter (problema que tive que resolver depois de ter sido amassado em Dois Irmãos em dezembro) e consegui boa posição; mas o Walter entrou no final em posição superior e me venceu. Foi um bom jogo.

2ª parte (8ª rodada)

Roger Minks        0      X     1       Willian Hille (Catg. Sub 12 -- há quem diga que ele tem 8 anos e aprendeu a jogar a jogar em janeiro)

Comentário de Minks: Sem comentários. ¬¬


Conclusão: Família Hille, o pesadelo de Roger Minks.

Comentário de Willian Hille (ilustrativo): Minks! Não fique bravo! Tenho aqui umas variantes para te ensinar...!


SUPERCURTAS! (mais explicações, perguntem aos envolvidos):

- Mequinho ganha de Felipe Menna Barreto no grito! (gritando: Dama! Dama! Dama! Dama!)
- Rafael Fleck temperou o GM Diego Flores, colocou-o no forno, serviu a mesa e na hora de dar a garfada enfiou o garfo na mesa: o GM saiu tranquilíssimo e com o ponto da vitória. (aqueles cavalos pularam muito)
- Judit meio que decepcionou. Mesmo tendo terminado invicta, cedeu três empates (um deles pro MF Alfeu Bueno - lindo sacrifício de torre pelo xeque perpétuo) e terminou em 2º lugar. Contudo, a quem diga que ela esteve seriamente encrencada em sua partida contra o astuto gaúcho Marcelo Burgos.
- Milos lavou a alma por ter deixado escapar a edição 2010 (quando magistralmente deu uma curva nas habilidades de Ivanchuk) e venceu o Torneio! Com toda a naturalidade, Milos enrolou Mequinho no tempo e depois mandou o GM Sandro Mareco estudar mais finais antes de jogar o desempate no Armagedon.
- Vescovi aprendeu a manter o relógio funcionando e na mesa (só porque o GM Diamant não estava presente), mas foi amassado pelo GM Rodriguez. Mesmo assim ficou em terceiro.
- GM Matssura ficou admirado com as habilidades oratórias, talvez excessivas, do arbitro Barboza. 

Premiados da Equipe:

Anderson Martins - Campeão Juvenil
Bruno Teixeira - 2º lugar Categoria Cadete
Gustavo Cardoso - 4º lugar  Categoria Cadete
Roger Minks - Campeão Categoria Pior Partida

Parabéns a todos!!!

Seção de Autógrafos ao final do evento: Gabriel Silveira pegou o autógrafo de todos os mestres (inclusive do miniHille, com direito a foto e recomendações). O queridinho ainda comprou o livro da Judit (certamente com o intuito de atingir a maestria), e o autógrafo da GM ficou por conta das habilidades linguísticas de Minks que testou seu inglês ao pé da escada com a húngara (húngara esta que mostrou-se com bastante fome no jantar de sábado - no qual Patroclo roubou suco de uva. Mas ela certamente é gente simples... dizem que a certa altura da simultânea ela tirou o salto alto e desfilou entre as mesas de pé descalço, fazendo a limpa em seus adversário - salvo um ou outro que lhe deram mais trabalho).

Confira aqui o Folder do Torneio
Confira aqui as Características Técnicas e Resultados Gerais do Torneio
Confira aqui as Fotos do Torneio
Postagem do Torneio no blog do AI Calleros, aqui

P.s.: Na listagem dos mestres, no começo da postagem, faltam os nomes dos GMs (FIDE, é claro - é necessário explicar depois do surgimento dos títulos do CXIFSUL...) Anderson Martins e Daniel Pertuzatti. Desculpem o equívoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário