quinta-feira, 5 de abril de 2012

XI Torneio Internacional Cidade de Porto Alegre - Lucélia campeã!!!

Dia 31 de março de 2012, Lucélia Vieira levou seus belos cachos a POA para conquistar o título de Campeã Absoluta no feminino no XI Torneio Internacional Cidade de Porto Alegre, realizado no Mercado Público no Centro Histórico da capital gaúcha. Parabéns Luh!
O torneio, magistralmente organizado pelo Metrópole Xadrez Clube na pessoa de Felipe Menna Barreto e com sempre impecável arbitragem e cerimonial do mestre de cerimônias João Carlos Orguim, mostrou-se de nível muito forte para os padrões gaúchos: contou com a presença do GM Krikor Mekhitarian, MI Dragan Stamenkovic, MF Luiz Ney Menna Barreto, MF Alfeu Bueno (aquele que empatou com Judit Polgar em Caxias), MF Charles Gauche, Eider Cruz, Eduardo Munoa, Carlos Born (atual Campeão Gaúcho), Paulo Sérgio de Oliveira, Dr. Antônio Crespo, Arthur Patroclo e muitos outros.
Junto a Lucélia, a equipe do CXIFSUL foi representada no torneio pelos seguintes enxadristas: Roger Minks, Anderson Martins, Bruno Teixeira, Guilherme Carvalho, Gustavo Cardoso, Gabriel Silveira, Oscar Kremer, Rodrigo Ulguim e Isis Boff.
Depois da grande campeã Lucélia, nosso enxadrista mais notável foi Anderson Martins que fez 5 pontos de 7 possíveis e se instalou confortavelmente em 25º lugar (ótimo resultado em um torneio tão forte e com 171 enxadristas).
Nas chances perdidas, tivemos Minks e Anderson perdendo vitórias em potencial em cima de fortes enxadristas:

Na partida Munoa vs. Minks, Munoa ficou em um terrível apuro de tempo, com menos de 1 minuto e com Minks tendo mais de 3. Em uma posição delicada ao extremo, Minks embananou-se ao tentar enrolar seu adversário e permitiu que Munoa coroasse um peão, com mate em 3 lances. Munoa tinha apenas 22 segundos quando Minks abandonou. Mas como acertadamente disse Pertuzatti, em outros carnavais, Minks jogou como nunca e perdeu como sempre.
Por sua vez, na partida MF Bueno vs. Anderson Martins, quase que deu zebra pro MF. No final superacelerado, Anderson resolveu complicar uma posição melhor sacrificando seu cavalo para tentar vencer com os peões (era um final de uma torre e um cavalo para cada lado e peões), mas acabou numa posição empatada. Contudo, a cancha do MF prevaleceu e Alfeu venceu o final promovendo seu peão remanescente dos massacres (realmente sacou água de uma pedra).

Além do mais, sempre é importante ressaltar a incrível capacidade de Bruno Teixeira em vencer partidas perdidas (nesse torneio em particular, mais partidas empatadas), assim como a despretensiosa declaração de Gabriel Silveira que disse jogar no nível de Rafael Fleck, da equipe de Chapecó-SC (um rapazinho que simplesmente esteve ganho em cima do GM Diego Flores).
Essa foi uma viagem de inaugurações, e também despedidas: foi a primeira viagem oficial dos futuros novos membros da equipe, Oscar Kremer e Rodrigo Ulguim; foi também a primeira viagem do novo Coordenador de Projetos Culturais do IFSUL Campus Pelotas, Ricardo Nogueira; e foi a viagem de despedida do Prof. Rony Soares Jr. que está deixando a PROCULT devido ao seu mestrado.
Sobre os novatos no CXIFSUL, falamos mais depois. Sobre Rony, se faz necessário uma postagem inteira, que virá em breve. Ele merece.

Destaques:

SURPRESA! Finalmente o MI Stamenkovic venceu um torneio organizado pelo MXC!
EXTRA! EXTRA! Carlos Born fatura o GM Krikor!
BOMBA! Patroclo derrota MF Menna Barreto! (estamos agora com Protroclo 2 vs. 1 Luiz Ney!)

Infelizmente não podemos elogiar muito nosso colega sergipano (apesar de ter nascido em Rondônia...), pois senão ele fica superestimando seu jogo e sai por aí apostando os próprios dedos na capacidade dele de ganhar as partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário