quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Final do Circuito Oncosinos de Xadrez Clássico

Entre os dias 07 e 11 de setembro acontece em Porto Alegre, nas dependências do Metrópole Xadrez Clube, a etapa Final do Circuito Oncosinos de Xadrez Clássico (válido para cálculo dos ratings CBX e FIDE), realizado graças a uma parceria da Clínica Oncosinos  com o MXC. Valendo duas vagas para a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2011, o torneio conta com enxadristas de peso, como o Grande Mestre uruguaio Andrés Rodriguez, que é o maior rating com ELO 2505, seguido do Mestre Internacional Brasileiro Roberto Molina (ELO 2419) e pelo Mestre Internacional sérvio Dragan Stamenkovic (ELO 2410).
Também estão na disputa os Campeões Gaúchos MF Luiz Ney Menna Barreto, Felipe Menna Barreto, Rodrigo Borges, Rodrigo Bruscato, Eduardo Munoa e Ivan Boere, assim como grande parte dos enxadristas mais fortes do Rio Grande do Sul.
Representando o CXIFSul estão na disputa Anderson Martins e Arthur Patroclo (atual Campeão Pelotense Absoluto). Anderson conquistou sua vaga na Final do Circuito após ficar com a décima posição ao final das etapas classificatórias. Já Arthur garantiu sua presença por ser detentor de rating FIDE (ELO 2124).
Ao final de três rodadas o torneio não decepcionou em nível de jogo. Partidas realmente magistrais foram jogadas, e algumas surpresas ocorreram.
Na primeira rodada, Rodrigo Bruscato jogou uma boa partida contra o GM Rodriguez, mas a força de seu adversário prevaleceu. Na segunda rodada o único GM do torneio balançou perante Patroclo, mas conseguiu virar uma posição aparentemente inferior. Mas na terceira rodada deu-se o crime na mesa 1: o atual campeão gaúcho Rodrigo Borges, de pretas (usando a defesa Siciliana), derrotou Rodriguez; de forma que o favorito ao ouro no torneio precisará contar com a sorte para vencer.
Arthur, na terceira rodada, acabou se enrolando na Defesa Indiana do Rei que jogou contra o ex-campeão gaúcho Eduardo Monoa e sofreu outra derrota, seguindo para a próxima rodada com a apenas 1 ponto. Anderson também perdeu para Monoa (na primeira rodada), mas arrancou um empate do forte Fabio Goetz e ganhou do jovem aluno do Colégio Militar de Porto Alegre, David Lazzarotto, seguindo com 1,5 pontos.
Merece destaque a participação de um enxadrista deficiente visual no torneio. Crisolon Vilas Boas joga com o auxilio de um tabuleiro especial e grava todos lances em um pequeno gravador de fita. Vilas Boas mostrou um jogo muito consistente e tem ELO 1636. É um grande exemplo de que quando se tem perseverança e vontade de fazer não há deficiência que possa nos manter longe do objetivo.
Neste parâmetros, o torneio segue. Ainda faltam 4 rodadas, que se estenderão até domingo pela manhã.
Não postaremos mais sobre o Circuito até o término do mesmo, de forma que aqueles que desejarem acompanhar as situações parciais do torneio podem acessar o link abaixo, onde encontrarão as partidas, os emparceiramentos, as tabelas de pontos e todos os demais detalhes técnicos do torneio.


É cedo para fazer prognósticos, mas tudo indica que a coisa vai pegar fogo. Derrubaram o GM (mas ele ainda está na peleia). Os demais Mestres certamente vão se “paulear” no tabuleiro. A promessa é de lindas partidas e de resultados surpreendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário