segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Surpresas no Circuito Oncosinos de Xadrez

Pois é. Não é sempre que as coisas esperadas acontecem. Quem ficou surpreso com a derrota do GM Andrés Rodriguez para Rodrigo Borges na terceira rodada ficaria mais surpreso ainda ao ver o único GM do torneio perder novamente... não apenas uma, mas duas partidas! Rodriguez caiu perante o MI Roberto Molina e depois diante de Felipe Menna Barreto, na 4 e 7 rodadas, respectivamente. Com esses acontecimentos, o favorito ao título de Campeão da Final do Circuito Oncosinos de Xadrez Clássico acabou ficando apenas com o 12º lugar.
Se por um lado o GM decepcionou, por outro os MI’s fizeram um torneio consistente. O MI mineiro Roberto Molina ficou com o troféu de campeão e o MI sérvio Dragan Stamenkovic ficou com o terceiro lugar. Merece destaque a atuação de Felipe Menna Barreto, que fez um excelente torneio e terminou com o segundo lugar.
O melhor dos dois enxadristas do CXIFSul foi Arthur Patroclo, que na última rodada venceu o MF Luiz Ney Menna Barreto (que já empatou com Vladimir Kramnik!) e ficou com o 6º lugar, o que lhe garantiu levar uma graninha para casa!
Anderson Martins, que vem sendo chamado de o pequeno Bobby Fischer, já teve atuações melhores. Perdeu para Daniel Pertuzatti e terminou o torneio em 30º lugar com 3,0 pontos.
Também havia a expectativa (principalmente de Patroclo) acerca da atuação do atual Campeão Gaúcho dos Jogos Universitários, Eider da Cruz (que venceu Patroclo e Pertuzatti sistematicamente nos JUG’s, algumas semanas atrás). Eider acabou em 13º lugar, com 4 pontos, sendo derrotado por Stamenkovic, Gen. Jorge Boabaid e Dr. Antônio Crespo. Entretanto, Eider acabou tendo sua partida contra Rodrigo Borges conquistado o título de segunda partida mais bela do torneio, onde Eider vence o atual Campeão Gaúcho em uma linha da Siciliana onde as brancas sacrificam até a alma (confira: http://chess-results.com/partieSuche.aspx?art=36&tnr=54967&rd=5&weiss=8&lan=10).
Este evento, de nível inegavelmente fortíssimo no que diz respeito ao xadrez gaúcho, mostrou um sucesso naquilo em que se propôs a fazer: a integração entre a comunidade enxadrística, o incentivo ao xadrez no Rio Grande do Sul, a inclusão das pessoas no esporte, uma chance considerável de promover o xadrez profissional e uma oportunidade valiosa de promover a fraternidade entre os aficionados deste esporte.

Patroclo, Minks e Martins 


Minks e MI Trois 

Orguim, Patroclo, Rony Soares e MI Trois 

Patroclo e Soares 

MI Stamenkovic, Minks e MI Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário