sábado, 6 de outubro de 2012

JIF em Floripa - RS dominando! (Pelo menos no Xadrez...)

Aconteceu, em 21/09/2012, na Cidade Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis,  a Fase da Região Sul dos Jogos dos Institutos Federais. Essa fase, que é classificatória para a Final Nacional, já devia ter acontecido muito tempo atrás, mas devido às greves na Rede Federal de Educação (foram duas: uma em 2011, de agosto a novembro, e outro este ano, de julho a setembro) os jogos acabaram ficando paralisados também.
As equipes gaúchas que participaram do evento foram as que se classificaram na seletiva estadual realizada no IF Farroupilha Campus Julio de Castilhos em novembro de 2011. Do IFSUL Campus Pelotas participaram dos jogos em Floripa as seguintes equipes: voleibol masculino, handebol feminino e masculino, basquete feminino e masculino, futebol de campo, atletismo e xadrez. Na verdade, "participaram dos jogos" não é a expressão mais correta para todos, uma vez que nenhuma equipe feminina do IFSUL entrou em quadra por falta de adversárias, ganhando por W.O. suas classificações para a Fase Nacional. Os confrontos das equipes masculinas foram todos contra a delegação do IF Santa Catarina, já que o estado do Paraná não participou da competição.
No xadrez masculino, os representantes do Rio Grande do Sul foram todos do IFSUL Campus Pelotas: Roger Minks, Guilherme Carvalho e Bruno Teixeira, tendo este último substituído Victor Timm, que era o titular da vaga. No feminino, das três representantes gaúchas apenas uma foi nossa, Lucélia Vieira, sendo as outras duas enxadristas do RS pertencentes ao IF Farroupilha.
Nossa equipe conquistou as três primeiras posições masculinas na seletiva em Floripa, tendo derrotado os 3 enxadristas de Santa Catarina. Minks ficou com o 1º lugar, seguido por Guilherme e Bruno. Já Lucélia se classificou para a Fase Final com a 2ª colocação.
A Fase Nacional dos JIF está prevista para acontecer em Foz do Iguaçu, no Paraná, em abril de 2013.
Confira abaixo o comentário de Roger Minks:


A viagem foi muito legal. Fomos no ônibus do pessoal do futebol e foi bem divertido, apesar da desafinação colossal da cantoria deles - felizmente a Prof. Fabi nos salvou com as músicas de seu pen drive. As instalações do hotel em que ficamos eram excelente, Hotel Faial se não me engano... De longe foi o melhor hotel que já estive. A comida do hotel também era maravilhosa, tanto no jantar como no café da manhã. Na verdade, tudo na Ilha de Santa Catarina é maravilhoso. Esse fim de semana só não foi feliz pra aquela guria que vimos, de dentro do ônibus, levar um fora do namorado em plena praça.
O local dos jogos foi ponto de críticas por minha parte: apesar do campus da UFSC ser respeitável, devo dizer a construção dos ginásios (eram 4) foi planejada, na minha opinião, por idiotas. Só existem arquibancadas em um dos ginásios, e de apenas um lado, e neste você praticamente tem que passar por dentro da quadra para chegar até elas. Também é notável o número de linhas desenhadas em cada quadra; mesmo os atletas mais experientes têm dificuldade em distinguir as marcações de tão confusas que são. Em contra-partida, gostaria de elogiar as instalações do Restaurante Universitário da UFSC, onde almoçamos, pois dá de 10, não, de 10000, nas instalações do RU da UFPEL - o mesmo se aplica à qualidade da comida.
Comentando os jogos, mais uma vez expresso o quanto fico pasmo com a capacidade do Bruno de escapar de posições perdidas: ele venceu um dos alunos do IFSC tendo uma peça a menos, 2 minutos contra 10, e com o Rei com a faca no pescoço. Ele certamente irá pro Guinness Book como o enxadrista de maior sorte do planeta. Francamente, Bruno jogou tão mal que nem merecia a classificação. Com Guilherme Carvalho, com quem empatei na partida normal, tive que desempatar o 1º lugar após ele ter derrotado o Bruno. Jogamos um ping e acho que ele nunca mais voltará a jogar a Defesa India do Rei contra mim. Lucélia, entretanto, teve de azar o que Bruno teve de sorte. Ela poderia ter ficado facilmente em primeiro, mas um momento de desatenção e um duplo de cavalo a condenaram ao 2º lugar. Felizmente ela conseguiu se classificar. Por fim, apesar da arbitragem e da organização dos jogos ter sido deplorável (completa incompetência dos organizadores catarinenses do evento), não vou entrar no mérito da crítica já que no xadrez, pelo menos, as coisas não foram de todo ruins. Contudo, o pessoal dos demais esportes têm muito que reclamar.
Tirando o imprevisto de um dos pneus do ônibus do handebol ter estourado na viagem de volta, o evento mais lastimável da viagem foi a presença do primo do Bruno no ônibus que eu viajei (ele é do futebol): o infeliz foi e voltou de Florianópolis tossindo pra fora os pulmões. Resultado: o desgraçado me condenou a uma semana inteira com uma gripe que quase matou. Só podia ser primo do Bruno...
AH! Quase esqueço! Gostaria de aproveitar para lembrar ao Bruninho que entre os israelenses nós temos o Vice-campeão Mundial de Xadrez.
Roger Minks 
Minks vs. Bruno (Com o filho do Prof. Vinicius ao fundo)


Guilherme Carvalho, o Monstro das Peças Vermelhas!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário