segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido - Arthur Patroclo Campeão!

Foi realizada nos dias 27 e 28 de outubro de 2012, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido. A criação do campeonato coincide com o ano em que a FIDE deu origem ao Rating ELO de Xadrez Rápido (também criou-se um rating específico para o xadrez blitz). Com o intuito de estimular os enxadristas brasileiros a formarem seu rating de xadrez rápido, foram realizadas, através do Aberto do Brasil de Xadrez Rápido, durante todo o ano, várias etapas classificatórias para a final do Brasileiro de Rápido, sob organização da BR Xadrez em parceria com a CBX. (Veja o site da BR Xadrez, organizadora oficial do Circuito Aberto do Brasil de Xadrez Rápido e do Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido).

Da Equipe do CXIFSUL, Anderson Donay classificou-se para a Final na etapa classificatória de Montenegro-RS em 01/09/2012, pegando a 3ª vaga. Como os 20 maiores pontuadores do acúmulo de etapas do Circuito Aberto do Brasil também classificavam, conquistaram também vaga na final Roger Minks (2º colocado nacional do Circuito) e Bruno Teixeira. Ainda de Pelotas, também pela etapa de Montenegro, Arthur Patroclo estava na Final.
Infelizmente, como a Final do Campeonato foi insensivelmente marcada para 28/10, dia do segundo turno das eleições municipais (Forquilhinha não teve 2º turno, mas Pelotas teve), a ida dos alunos do IFSUL, Roger e Bruno, foi vetada pelo Instituto devido a impossibilidade do Prof. Rony, responsável técnico, acompanhar a equipe (Rony seria presidente de mesa em sua seção eleitoral) e também pela dispensa dos motoristas do Instituto. Contudo, lá se foram Anderson e Patroclo de carro para o Campeonato, de carona com nosso amigo Guilherme Dalalio da UFPEL que também foi jogar.

Arthur Patroclo vs. MF Haroldo Cunha
Apesar do evento não ter contado com nenhum dos Grandes Mestres brasileiros, havia nomes de peso no xadrez nacional, como o MI Rodrigo Disconzi, MF Frederico Matsuura, MF Haroldo Cunha, MF Bolivar Gonzalez, MF Flavio Olivencia, MF Alfeu Bueno, MF Luiz Ney Menna Barreto, MF Charles Gauche, entre outros. Também estava presente o mestre sem título Daniel Pertuzatti! Mas não se deixe enganar pelos nomes nem pelos ratings, pois ao final do torneio quem figurou na primeira colocação do Standing foi ninguém menos do que Arthur Patroclo! Exatamente. Nosso rondoniense oriundo do Sergipe faturou vários mestres e ficou na frente de todos!
Apesar de Patroclo não pertencer mais a nossa equipe, o CXIFSUL aqui registra nosso orgulho e votos de sucesso a esse nosso ainda regular amigo de convivência por sua grande conquista. Como disseram lá em Forquilhinha, "um dia vão se perguntar quem foi o 1º campeão brasileiro de xadrez rápido... Quem foi ele? Quem foi? Foi ele! Arthur Patroclo!"
Completamente ofuscado por Patroclo, Anderson terminou em 18º, mas não sem fazer seus habituais crimezinhos em mestres.

Confira aqui a CLASSIFICAÇÃO FINAL do Campeonato.
Confira aqui FOTOS do evento.


(Crédito da Foto: BR XADREZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário